sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aula de campo de Morro do Chapéu: Uma experiência de aprendizagem  significativa e interdisciplinar .

Conhecer de perto a vida dos nossos antepassados e reconstruir a historia e costumes dos povos antigos, antes de qualquer colonização, é um privilégio de poucos. Os sítios paleotologicos e arqueológicos  de Morro do chapéu nos proporcionaram uma experiencia unica de contato com a civilização pré - histórica que ali abitava. Pituras rupestres, gravuras em pedras, artefatos e fosseis compõem um rico acervo que nos leva a uma verdadeira viagem no tempo.
Na relação paleoecológica é visto a grandeza da riqueza encontrada na diversidade morfológica com grutas e cachoeiras e vegetal com exemplares da caatinga,cerrado e rupestre com encontros e afloramentos em locais inesperados.




Buraco do Possidônio 

Localiza-se a 17 km da sede através de estra de cascalho. Possui uma imensa cratera com aproximadamente 60m de profundidade, cuja vegetação é de transição cerrado e caatinga e possui arvores de grande porte como o cedro no seu interior.





 Cactos característico nesta região.
 



Gruta cristal 
Possui 3.0000m de extensão é a mais importante. Esta gruta abrange quatro cavidades                                                                                     
denominadas Cristal I,Cristal II, Pé de Manga e Buracão IV


                                         














         


             







                       Fazenda Arrecife

                                           
 São encontrados nesta fazenda os Estromatolitos  







                           



    



Estromatólitos da Fazenda Arrecife                      













                    Morrão

                                                                                                                                                                           Neste local encontra -se uma grande variedade de Bromélias e orquídeas tipicas da vegetação rupestre  arbustiva.
                                                                        Flor característica do morrão



 Por do sol visto do Morrão


Cidade das Pedras 
Nesta areá são encontradas pinturas rupestres que ainda não foram datadas, as pinturas foram executadas sobre um substrato constituído de arenitos róseos da formação morro do chapéu.




Gruta dos Brejões 
A gruta dos Brejões, principal caverna do município, é também uma das mais notáveis do Brasil, estando entre as 15 maiores em extensão (7.750m) e uma das maiores em amplitude (Figura 77). Os gigantescos espeleotemas de Brejões são clássicos, especialmente as sequências de represas de travertino. Os conjuntos de espeleotemas localmente aglomerados e as composições cênicas de suas clarabóias colossais também são dignos de menção especial. O aspecto marcante é a amplitude das galerias, salões e clarabóias e as dimensões avantajadas adquiridas por certos espeleotemas: cortinas, estalactites, estalagmites gigantes, colunas.





   
Postado por: Natiele, Roberta, Michele e Thaislane 

Um comentário:

  1. a paelontologia foi uma disciplina muito importante no meu processo de aprendizagem sei que ainda há muito a aprender, por isso pretendo cada mais me aprofundar nos conhcecimentos paleontológicos, buscando novos horizontes de aprendizagem.para mim dois aspectos que foram trabalhados na disciplina e que foram bastante relevantes para o nosso aprendizado foram a questão dos processo diagenéticos e os estromátólitos.como licenciando o tema que eu trabalharia como tema monografico em paleontologia seria justamente os estomatólitos, que foi realmente o que mais me impressionou e me despertou um maior interesse. michele santos

    ResponderExcluir