quinta-feira, 15 de março de 2012

RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 01: A paleontologia é importante para a biologia no aprofundamento dos estudos evolutivos dos seres vivos que habitaram a Terra. é através dos fosseis,restos e vestígios que podemos reconstituir ambientes e seres que habitaram em tempos remotos onde a atmosfera e todo o meio eram completamente diferentes, assim como em um quebra-cabeça podemos montar como os seres foram se modificando e o ambiente também entendo a história da Terra.


RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 02: Nem todos os organismos podem tornam-se fósseis para que isso ocorra é necessário ambientes propícios para isso ,pois animais entram em decomposição rapidamente então é muito importante que o soterramento desses animais aconteça logo após, e mesmo soterrados eles podem sofrer modificações normalmente as partes duras (dentes, ossos e etc.)que são encontrados, mas é muito raro encontrarmos fósseis inteiros. Os tipos de fossilização também é primordial, dependendo do tipo iremos encontrar partes duras ou moles como na mumificação, por isso nem todos se tornam fósseis.


RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 03: O processo começa com a ida dos paleontólogos a afloramentos ou normalmente em sítios que já foram catalogados, é preciso tirar fotos e desenhar o local e o fóssil que foi encontrado com a maior precisão descrevendo a posição em foi encontrado e o meio, usa-se normalmente cinzel, martelo, picareta e pincel para retirada quando está em locais de difícil remoção quando a poeira se agrega ao fóssil e quando a retirada de grandes quantidades de rochas; o material é removido em cima e em baixo se os fosseis forem muito pequenos pode ser enrolado bem com uma fita de caixa ou engessar o bloco de rocha que contem a espécie e em alguns casos sacolas plásticas também é utilizada para o transporte até o laboratório, mas as vezes a maior parte do trabalho se faz no campo por isso régua, fita métrica, pranchetas, notebook  e outros equipamentos são utilizados. Não se deve levar muita coisa para o campo só o necessário para o trabalho, água e alimentos durante o decorrer do dia.
No laboratório começa a parte mais cuidadosa a limpeza e retirada feitas por espátulas e até broca de diamante para retirar restos de concreto, deve ser feita com muita atenção, pois o material pode ser danificado quebrando uma parte que poderá ser colada dependendo do estado da parte faz um complemento de durepox, coloca-se em uma caixa com areia o fóssil na posição em que foi encontrado e a depender do estado é aplicado um fixador no exemplar. Normalmente é feito um molde do fóssil bem detalhado para exposição em museus.  







PUBLICADO PELA DISCENTE THAISLANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário